Conheça 7 hábitos para prolongar a vida útil dos pneus do seu carro

    Powered by Rock Convert
    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe
    Powered by Rock Convert

    Os pneus são um dos itens mais importantes dos veículos, pois são responsáveis por suportar o peso do carro, enfrentar as irregularidades das vias e transferir toda a tração e a frenagem para o solo. Se estiverem em condições ruins, eles podem comprometer a dirigibilidade e provocar acidentes.

    Por isso, agir de forma preventiva e adotar os cuidados adequados são hábitos que ajudam a manter a vida útil dos pneus e aumentam a segurança para todos no trânsito. Confira algumas dicas para usar melhor os pneus e conservá-los no dia a dia!

    1. Calibre os pneus

    Essa é uma dica simples, mas esquecida por grande parte dos motoristas. Para garantir que os pneus não sofram com desgastes ou avarias, o ideal é fazer a calibragem a cada 15 dias.

    Pneus vazios demais podem esquentar e se desgastar rapidamente, enquanto os cheios demais são propensos a estourar. Por isso, eles devem ser calibrados regularmente de acordo com as informações contidas no manual do veículo.

    2. Dirija com cuidado e atenção

    Você sabia que a forma como você dirige pode afetar diretamente os pneus? Movimentos irregulares, como arrancar o carro bruscamente e fazer os pneus “cantarem” ou dirigir com um grande excesso de peso no veículo pode fazer com que os pneus durem menos tempo do que o esperado.

    3. Faça o rodízio dos pneus

    Como os pneus dianteiros se desgastam mais rapidamente, uma forma de aumentar a sua vida útil é colocar em prática a técnica conhecida como rodízio dos pneus, ou seja, trocar os de trás pelos da frente. Isso compensa o desgaste desigual existente entre os eixos e ajuda a conservá-los.

    4. Não suba em calçadas

    Calçadas sem rebaixamento no meio-fio são grandes vilãs para os pneus, principalmente se eles estiverem com baixa pressão. Além de danificar seriamente as rodas, subir em calçadas também é prejudicial para a direção e para a suspensão do carro.

    A dica é nunca subir em calçadas, mas se isso não puder ser evitado, suba em baixa velocidade, fazendo com que as duas rodas dianteiras toquem o meio-fio ao mesmo tempo.

    5. Faça o balanceamento e o alinhamento

    Enquanto o balanceamento serve para equilibrar o peso entre as rodas do veículo, o alinhamento é feito para manter as rodas paralelas entre si e perpendiculares ao solo.

    O ideal é fazer os dois procedimentos sempre que os pneus forem trocados ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Se o carro estiver puxando para o lado ou o volante trepidar em velocidades altas, também é hora de alinhar e balancear o carro.

    6. Realize a manutenção preventiva

    Diversos componentes do veículo, como amortecedores, freios, eixos e rodas podem influenciar diretamente na vida útil dos pneus. Por isso, a manutenção do carro é essencial para garantir que todo o veículo funcione da melhor forma nas vias.

    7. Evite pistas irregulares

    Além de desgastar os pneus, pistas esburacadas, acidentadas ou com uma grande quantidade de detritos aumentam as chances dos pneus furarem e impedem que eles funcionem normalmente. Locais com combustível ou óleo derramado também deterioram a borracha do pneu e devem ser evitados.

    Gostou de conhecer esses hábitos para aumentar a vida útil dos pneus do carro? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das informações mais importantes para o seu veículo!

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *