Dia Mundial do Petróleo

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    29Você sabia que o Dia Mundial do Petróleo é comemorado no dia 29 de setembro?

    É uma data que foi criada para homenagear um dos minerais mais importantes para o desenvolvimento tecnológico da sociedade no final do século XIX e começo do século XX: o petróleo.

    Também conhecido como o “ouro negro”, o petróleo é um óleo natural formado dentro de rochas sedimentares, a partir da composição de compostos orgânicos há milhões de anos, como animais e plantas.

    Você sabe como foi criado o petróleo?

    Ele foi descoberto por Edwin Drake, em 1859, nos Estados Unidos. Edwin era um maquinista aposentado que, em uma hora de desespero, decidiu colocar um cano no solo de sua propriedade para tentar extrair algum mineral que substituísse o óleo de baleia.

    O petróleo é um exemplo de óleo que é extremamente importante, estando entre os combustíveis mais raros e valiosos do mundo, além de ser utilizado para diversas finalidades.

    Há uma grande quantidade de produtos que são derivados desse óleo, e também, existem alguns produtos que consumimos que são produzidos através de processos envolvendo o petróleo, tais como:

    Gasolina

    A gasolina é um dos combustíveis mais consumidos no mundo todo e é um dos mais importantes do petróleo. Ela possui várias finalidades, porém a mais utilizada é a de combustível.

    Querosene

    O querosene também é um combustível inflamável produzido através do petróleo, porém não é tão importante como a gasolina. Ele é retirado do petróleo sem nenhum tipo de aditivo ou sem ter passado por nenhum outro processo. Além de ser usado na limpeza de alguns materiais, o querosene também é usado para o abastecimento de aviões a jato, e como quase não apresenta resíduos, ele não estraga motores ou turbinas.

    Óleo diesel

    O óleo diesel também não poderia ficar de fora, não é mesmo?
    É um tipo de derivado que possui uma viscosidade bastante elevada, tornando-se a maior característica do produto.
    Além de ser combustível, também é bastante usado como produto para lubrificação de peças. Após a gasolina, o óleo diesel é o combustível derivado do petróleo que possui maior reconhecimento mundial e valor de mercado.

    Agora que você já sabe um pouco sobre o Dia Mundial do Petróleo, compartilhe este post em suas redes sociais 😉

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *