Índice Treadwear: como usá-lo na hora de comprar o seu pneu?

    Powered by Rock Convert
    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe
    Powered by Rock Convert

    Você já ouviu falar no índice Treadwear? Ele pode ajudar você a escolher um pneu mais econômico para o seu veículo, ou seja, um modelo que tenha qualidade e que esteja perfeitamente adequado ao seu modo de uso.

    No artigo de hoje, você vai entender o que é e como se calcula o índice Treadwear, como escolher um pneu levando essa informação em conta e como compará-lo com outras questões que interferem na vida útil da peça. Acompanhe!

    O que é o índice Treadwear?

    Ao olhar para a lateral de um pneu, você encontrará um número: esse é o Treadwear, que indica a velocidade com que um pneu se desgasta quando utilizado.

    Ele é calculado por meio de uma comparação na taxa de desgaste da borracha, em situações controladas e estipuladas pelo governo americano, já que, por lá, esse é um item obrigatório em pneus que serão comercializados.

    Como interpretar o Treadwear?

    Os números que podem ser encontrados nos pneus variam entre 60 e 620, tendo o número 100 como média ou valor de referência. Quanto menor for o número, mais rápido o pneu vai se desgastar.

    Entretanto, considerar somente essa informação não garante que você possui um pneu que durará por muito tempo.

    É preciso pensar no modo como você utiliza o seu carro e considerar alguns fatores, como: terreno, nível de pressão que será colocada nos pneus, calibração e outros hábitos que podem fazer com que um pneu dure mais ou, ainda, fazer com que um modelo que apresente nota menor no índice consiga um desempenho melhor na prática.

    Por isso, reveja a maneira como você está cuidando dos seus atuais pneus e faça mudanças para conseguir economia na peça e, também, no combustível.

    Outro aspecto que deve ser considerado na hora de escolher um pneu é o modelo/estilo do seu carro: um automóvel popular ou de passeio é mais indicado para pneus com boa numeração no Treadwear. Afinal, a durabilidade é um fator importante, e esse tipo de veículo costuma andar por estradas mais calmas, sem tantos obstáculos.

    Já carros esportivos pedem um pneu mais aderente e que consiga suportar as adversidades de uma via mais radical. Portanto, é preferível escolher pneus que prezem por outras características, o que configura em um índice menor.

    O que é Tread Wear Indicator?

    Além do índice de durabilidade, os pneus também possuem o TWI (Tread Wear Indicator), um indicador de desgaste que pode ser avaliado a partir de relevos ressaltados no pneu.

    Quando os relevos se alinham com o restante da banda de rodagem, significa que é hora de trocar a peça. Nesses casos, o risco de seu carro sofrer uma aquaplanagem ou de perder a aderência em estradas mais escorregadias é maior.

    O índice Treadwear pode servir como um parâmetro útil na busca pelo pneu ideal para o seu estilo de vida e modelo de carro. A escolha do pneu correto, por sua vez, garante mais conforto ao motorista, além de evitar acidentes causados por uma estrada que não está em perfeito estado ou gastos desnecessários com mecânico e combustível.

    Você sabe como é o processo para escolher o melhor pneu para tratores? Confira agora mesmo! Explicaremos tudo para você!

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe

    2 Respostas

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *