O que devo observar na hora de escolher o pneu para o meu trator?

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    Muito além do que todas as responsabilidades que exigem o serviço no campo, um ponto pouco comentado, mas muito necessário para as devidas economias operacionais está ligado à escolha certa do pneu para cada maquinário.

    O pneu para o trator, por exemplo, quando escolhido corretamente, faz uma grande diferença na durabilidade, fator preponderante direcionado à economia do produtor rural.

    E você sabe o que deve ser levado em conta na hora de escolher o pneu para este tipo de veículo? É o que vamos mostrar neste post! Venha com a gente e fique bem informado!

    Conheça os tipos de pneu para o trator

    Apesar do tamanho diferenciado dos tratores, existem no mercado dois tipos de pneus para esta máquina: radial e diagonal. Ambos são adequados, mas é preciso ficar atento às suas principais formas de uso:

    Pneu radial

    O pneu radial tem uma construção sofisticada. Ele possui uma área menor de contato com o solo, tendo uma distribuição uniforme da pressão. Como penetra menos no solo, contribui com uma maior economia de combustível.

    Podemos citar ainda a redução nos custos da manutenção e o maior conforto para quem conduz o trator, pois este pneu agride menos o solo.

    Pneu diagonal

    Já o diagonal é mais simples em sua forma arredondada, com distribuição irregular da pressão. Pelo fato de possuir uma elevada compactação de solo, é mais agressivo em razão da rigidez da carcaça, ou seja, o pneu não absorve o relevo tão facilmente.

    Dessa maneira, o motorista acaba tendo que ter mais atenção na condução da máquina pelo fato de estar exposto a todos os choques.

    Isso é explicado por conta da banda de rolagem afetar todas as flexões dos flancos, provocando uma deformação na superfície de contato.

    No entanto, o ponto positivo é quanto à durabilidade e a maior resistência para impactos, sem falar na maior estabilidade.

    Veja pontos que influenciam na vida útil dos pneus

    Como os tratores fazem serviços em diferentes tipos de terrenos, inclusive em áreas de inundações, como no caso das plantações de arroz, é preciso realizar a escolha certa para não perder dinheiro.

    Se você for fazer um trabalho em um terreno pouco danificado, como no momento de arar a terra para o plantio de determinada cultura, a indicação é o pneu radial.

    Agora, se o terreno for muito irregular, com buracos, elevações e pontos críticos, escolha o diagonal.

    Como este tipo economiza mais combustível, podemos citá-lo para trabalhos de longa duração em áreas mais extensas e desniveladas.

    No entanto, é preciso ficar atento a outros fatores que estão nitidamente ligados à sobrevida do pneu do seu trator.

    Podemos citar a carga que será transportada, ou seja, quanto maior o peso prive pelo diagonal.

    Também orientamos quanto a utilização de pneu duplo em situações adversas, sem falar nos de flutuação que contam com tração maior e menor compactação do solo.

    No caso dos duplos, com rodas menores na frente e maiores atrás, leve sempre em consideração o perímetro e nível de desgaste dos pneus. Ambos precisam ficar no mesmo patamar.

    Dessa forma, o produtor evita perdas consideráveis em pneus que estejam desnivelados. Ou seja, pneu para trator é como qualquer outro tipo de veículo motorizado: quanto maiores os cuidados e técnicas na hora do uso, melhor será o rendimento no seu dia a dia.

    E você já escolheu o pneu para o trator da sua fazenda? Entre em contato conosco e faça um orçamento totalmente gratuito!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *