Principais dicas de direção defensiva para dirigir caminhão

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    Ser um motorista consciente é prezar pela sua própria segurança, bem como a de seus passageiros e demais pessoas que transitam pelas ruas diariamente. Além disso, um caminhoneiro precisa tomar todos os cuidados necessários na estrada para que sua mercadoria também não sofra danos.

    Neste texto, você aprenderá algumas dicas de como dirigir caminhão de forma defensiva para ter uma viagem tranquila e com o mínimo de transtornos possíveis. Continue a leitura para conferir!

    1. Dirigir caminhão dentro do limite de velocidade

    Pode parecer tentadora a ideia de andar um pouco mais rápido para acelerar a entrega das cargas, não é mesmo? Entretanto, existem muitos mais riscos do que benefícios nessa atitude, visto que as chances de você acarretar um acidente e/ou perder a mercadoria são muito maiores.

    Por isso, respeite os limites de velocidade estipulados na rodovia, de modo a garantir que a entrega seja realizada a tempo, mas, ao mesmo tempo, com segurança. Caso necessite realizá-la mais rapidamente, opte por estudar o trajeto antes de colocar o pé na estrada para identificar os caminhos mais curtos até o destino.

    2. Redobrar a atenção em centros urbanos

    Rodar dentro da cidade precisa de cuidado redobrado, pois o fluxo de pessoas e carros nos centros urbanos é muito maior, e um pequeno deslize pode resultar em um grave acidente.

    Portanto, foque toda a sua atenção na direção e afaste de você objetos que podem te distrair, como os telefones celulares.

    3. Evitar ultrapassagens perigosas

    Ultrapassagens perigosas e em locais proibidos são umas das maiores causas de acidentes nas estradas. Com caminhões esse perigo é ainda maior, já que é um veículo grande e mais pesado do que um carro comum, além de ter menor agilidade.

    Faça ultrapassagens apenas em lugares permitidos, delimitando a distância adequada dos outros veículos e somente quando estiver totalmente seguro de que não há carros próximos na outra pista.

    4. Ter atenção ao limite máximo de carga

    Não carregue mais materiais do que o seu caminhão pode transportar. Além do risco maior da carga se perder na estrada, o desgaste das peças também aumenta, comprometendo até mesmo o sistema de freios do seu veículo e sua estabilidade.

    Confira no manual do veículo qual o limite máximo de carga estipulado pelo fabricante. Seguindo as instruções corretamente, seu principal meio de trabalho durará por muito mais tempo.

    5. Fazer pausas periódicas

    Não é apenas o seu automóvel quem precisa de cuidados: você, motorista, precisa estar em plenas condições de dirigir. Por isso, faça pausas periódicas para alimentação, descanso e realização de exercícios.

    Ao ficar com fome ou sono, sua percepção acaba ficando comprometida, o que poderá causar acidentes na estrada ou lhe forçar a fazer uso de substâncias para ficar acordado por mais tempo.

    Além disso, negligenciar a sua saúde pode trazer problemas a longo prazo, como hipertensão ou sobrepeso, que podem acarretar em doenças mais graves.

    Dirigir caminhão de forma defensiva é ser um profissional responsável, que preza pela boa qualidade da mercadoria e da própria saúde, além, é claro, de promover um trânsito mais seguro para todos.

    Já que estamos falando sobre a segurança, que tal ler também nosso manual para situações de emergência dos pneus? Nele, você aprenderá como agir caso ocorra qualquer problema com essa peça tão importante para o veículo.

    Facebook - Comentários

    Compartilhe