Quer economizar combustível? Confira estas 5 dicas

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Usar o carro no dia a dia ajuda a cumprir vários compromissos e obrigações importantes, que sem o automóvel seriam quase impossíveis de serem feitos. E é claro que essas viagens com mais conforto vêm acompanhadas de despesas. Nesse caso, o combustível é um dos principais gastos e é preciso buscar soluções para economizá-lo e otimizar seu uso.

    Pensando nisso, selecionamos neste post 5 dicas valiosas e essenciais para você poupar dinheiro sem abrir mão das facilidades que o carro proporciona. Veja como economizar combustível!

    1. Calibre os pneus

    Os pneus estão diretamente ligados ao gasto de gasolina e, se estiverem descalibrados, consomem 5% a mais de combustível. Isso acontece porque as rodas são fabricadas para estarem a uma altura específica do asfalto, e sem a calibragem correta a força para a rotação será maior — assim como o consumo do combustível.

    O ideal é calibrar os pneus toda semana mesmo se o carro estiver parado por muito tempo, porque assim os pneus também murcham. Manter o alinhamento das rodas é outro fator importante para poupar combustível.

    2. Tenha cuidado com o ar-condicionado

    Todos sabem que o ar-condicionado consome combustível, mas há momentos em que seu uso é indispensável. Tomando alguns cuidados, é possível se refrescar e economizar combustível ao mesmo tempo. Veja:

    • na estrada, ao ligá-lo, deixe as janelas fechadas para não entrar ar quente dentro do veículo;
    • ligue o ar-condicionado quando o motor estiver aquecido e desligue-o momentos antes de estacionar o carro, isso faz com que os dutos por onde passa a ventilação sequem sem acumular umidade, evitando a proliferação de bactérias e o mau cheiro.

    3. Não force o motor

    Evite freadas e aceleradas bruscas para não forçar o motor. Esse tipo de erro é muito cometido em semáforos e é preciso ficar atento a ele a fim de diminuir o gasto de combustível.

    4. Faça manutenções regularmente

    Economizar na manutenção se torna um dos maiores prejuízos que um proprietário de automóvel pode ter. Exemplo disso são as velas de ignição. O consumo de combustível é mais alto quando elas estão desgastadas e sem receber ajustes — o que não acontece quando as peças são novas. Por isso, fique atento à necessidade de troca dos itens de seu carro!

    O gasto será bem menor e não haverá desperdícios se você fizer sempre uma revisão preventiva, não só em peças responsáveis por injetar a gasolina no motor, mas no veículo inteiro, desde o óleo até o alinhamento das rodas.

    5. Evite combustível de qualidade duvidosa

    O combustível de baixa qualidade ou “batizado”, como costumam chamar, é o maior vilão para os veículos. Gasolina com álcool, água, querosene e qualquer outra substância presente com o objetivo de adulterá-la afeta o trabalho do motor e pode atrapalhar o desenvolvimento de seu carro nas ruas. Por isso, prefira fazer o abastecimento em postos com o selo ANP (Agência Nacional do Petróleo) e em grandes redes.

    Manutenção e cuidado com o carro são as palavras-chave para quem quer economizar combustível. Seguindo essas dicas, no final do mês você perceberá a diferença com o dinheiro que será poupado.

    Agora que você está pronto para economizar, leia também nosso post sobre 5 itens do seu carro que precisam de revisão na hora de viajar! Até a próxima!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *