Tudo o que você precisa saber sobre a calibragem dos pneus

    Powered by Rock Convert
    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe
    Powered by Rock Convert

    Você tem o hábito de calibrar os pneus semanalmente? Se sua resposta é negativa, você deve repensar sua rotina, tendo em vista que manter a pressão dos pneus do carro 20% abaixo daquela recomendada pelo fabricante já pode causar danos a esses componentes.

    Mas os inconvenientes não param por aí: a calibragem dos pneus inadequada pode interferir em outros fatores. Pneus murchos têm também ação no consumo de combustível — isso pode resultar em um gasto de 18% a 25% a mais.

    Sendo assim, vamos, neste artigo, informar tudo que você necessita saber sobre calibragem dos pneus do carro. Acompanhe!

    Frequência da calibragem dos pneus

    O motorista deve ter atenção total ao estado dos pneus. Na verdade, quando eles estão murchos é porque a calibragem já chegou a um ponto de urgência. Mas o alerta é quando não é visível essa necessidade, pois eles podem necessitar do procedimento sem, no entanto, dar sinais evidentes disso.

    Por isso, o recomendado é que a calibragem seja feita semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. O indicado é que, nesse momento, os pneus estejam frios, e que o veículo tenha rodado menos de três quilômetros até o local onde serão calibrados.

    Locais que fazem o serviço

    Alguns locais do comércio disponibilizam o serviço de calibragem de pneus. O posto de gasolina é um deles. No, entanto na hora de calibrar, é aconselhável que você peça sempre a ajuda de um frentista, tendo em vista que estão mais acostumados com essa tarefa.

    Outros lugares que possuem o aparelho para calibragem são as lojas que comercializam pneus e as oficinas especializadas em serviços automotivos. Esses lugares contam com aparelhos mais confiáveis, pois são regulados mais frequentemente e, por isso, o trabalho é feito com maior precisão.

    Uma boa dica antes de calibrar os pneus do veículo é saber a pressão adequada indicada para ele, visto que existe uma variação de um modelo de carro para outro.

    Correta calibragem dos pneus

    Quando se deseja calibrar os pneus do carro em um desses locais que disponibilizam esse serviço, é bem comum que nos perguntem de quantas libras deve ser a calibragem. Caso você não saiba, não calibre; volte e busque informações.

    Cada modelo de carro tem seu volume de calibragem adequado. O que você deve fazer é procurar essa informação no manual do fabricante. Ele indica a regulagem de pressão tanto dos pneus do eixo dianteiro, como do traseiro.

    O manual informa também a necessidade de um aumento na calibragem, se, no caso, o bagageiro estiver lotado e o número de passageiros for elevado.

    Em alguns modelos, essas informações podem ser obtidas na tampa do combustível ou na parte interna da porta.

    Escolha entre nitrogênio ou ar comprimido

    Tanto o nitrogênio quanto o ar comprimido podem ser encontrados no mercado. No entanto, nos postos de gasolina, local onde a maioria calibra os pneus, é mais comum nos deparamos com a calibragem com ar comprimido.

    O gás nitrogênio, que é encontrado mais facilmente em oficinas especializadas, tem alguma vantagem sobre o ar comprimido. Ele é capaz de manter por mais tempo a pressão dos pneus, desgastando-os bem menos. Em decorrência disso, as calibragens podem também ser mais espaçadas.

    E você, gostou deste post sobre calibragem dos pneus? Foi útil para você? Siga-nos, então, na nossa página no Facebook e fique por dentro de nossas atualizações!

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *