5 cuidados com o carro que você precisa ter todo mês

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    Por serem máquinas, os automóveis precisam de cuidados rotineiros para sempre funcionarem em perfeito estado, inclusive ficam valorizados para uma possível venda.

    Nós também precisamos de atitudes preventivas. Afinal, a falta de consultas ao médico pode fazer com que um simples resfriado se transforme em uma pneumonia. Assim, os devidos cuidados com o carro são essenciais e devem entrar na sua lista de checagem do mês.

    Quer manter o seu possante sempre em dia? Então leia o texto abaixo e descubra os cinco cuidados essenciais!

    1. Freios

    Trata-se de um item primordial para a sua segurança e da sua família. Caso os freios do seu veículo não sejam vistoriados mensalmente, pelo seu mecânico de confiança, você poderá sofrer um grave acidente, com prejuízos incalculáveis.

    Uma boa dica é sempre verificar o líquido do freio. Caso ele esteja caindo rapidamente, veja se existe algum vazamento ou desgaste das pastilhas e discos. Se isso acontecer, leve imediatamente ao profissional especializado, pois a devida manutenção dos freios é primordial nos cuidados com o carro.

    2. Bateria

    Muitos motoristas ficam na mão por conta dos problemas na bateria. Seja por falta de manutenção nos contatos, que devem ser limpos com escovas de aço, ou simplesmente em razão do término da vida útil.

    O nível da água também deve ser constantemente verificado. Afinal, a bateria é a responsável pelo armazenamento de energia gerada pelo alternador, sendo essencial no funcionamento da partida do carro. Em lojas especializadas, é possível fazer o teste de carga para saber se está no momento ou não de uma possível troca.

    3. Pneus

    Além de evitar multas, os pneus bem conservados contribuem com a economia de combustível e também com a segurança de quem está dentro do carro.

    A primeira orientação é sempre mantê-los bem calibrados. A quantidade de libras do seu veículo vem descrita no manual do condutor. Observe ainda se há mais desgastes no centro ou nas laterais, o que pode sinalizar problemas de alinhamento, outra verificação tão necessária quanto o balanceamento.

    4. Óleo

    A troca de óleo nos momentos corretos prolonga a vida útil do seu motor, ao lubrificar com mais qualidade as partes móveis, acaba por contribuir não só com a economia do consumo de combustível como também com o meio ambiente.

    No momento da troca, exija a substituição total do líquido e não apenas complete como muita gente faz, o que deixa resquícios do óleo usado junto com o novo. Outra dica importante é sempre procurar locais autorizados para a realização da troca, tendo em vista que o profissional especializado vai orientar e realizar a manutenção de forma correta.

    5. Radiador

    Observe sempre o nível do líquido de arrefecimento e complete caso seja necessário. Jamais deixe de fazer a conferência na superfície do radiador, para ver se há fugas ou irregularidades. O procedimento deve ser feito sempre com o motor frio, com a tampa devidamente limpa e sem rachaduras. Assim, as impurezas se manterão distantes do seu motor.

    Ao manter as atitudes preventivas com o seu carro e a correta manutenção, certamente os problemas mais graves serão evitados, assim você prioriza a segurança e preserva o seu bem. Portanto, os cuidados com o carro são essenciais para você e sua família rodarem com tranquilidade, com a certeza de que estão protegidos não só das multas como de possíveis paradas inesperadas em um passeio ou deslocamento corriqueiro.

    Após ler este post, que tal aprender 7 hábitos para prolongar a vida útil dos pneus? Explore nossos conteúdos!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    Uma resposta

    1. Daniel Barbosa Leal
      16 de julho de 2020 at 14:29

      Parabéns. Gostei das dicas, afinal muitos motoristas só sabem transitar com seus veículos sem dar atenção básica na manutenção, depois reclamam do valor da manutenção.
      Aí nem vendendo o veículo paga o serviço.
      Sou de SP e deixo meu elogio pelo bom atendimento quando vindo de Campo Grande meu veículo estourou a coifa dianteira direita e prontamente fui atendido.
      Reconhecendo pelo bom serviço prestado deixo minha avaliação no geral, desde o atendente ao mecânico.
      Nota 10. Parabéns. Abraços.
      Daniel Barbosa Leal/SP. Itaquera

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *