Aro de pneu: saiba mais sobre as características e como escolher

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    O aro de pneu é um elemento fundamental nos veículos. Por mais que muita gente acredite ser apenas um elemento visual que ajuda a deixar uma estética bonita e mais estilizada, esse é um componente que vai muito além disso. Portanto, essa peça deve ser escolhida com cuidado, e não se deve levar em conta somente a beleza.

    Os pneus do carro são os responsáveis pela estabilidade e transformam a força gerada pelo motor em movimento. Nesse sentido, todos os elementos da roda precisam de atenção especial, pois são fundamentais para a segurança enquanto se trafega em ruas ou estradas.

    Dessa maneira, venha conferir como escolher o aro de pneu certo para o seu veículo de acordo com as características de cada um!

    Para que serve o aro de pneu?

    O aro é uma peça metálica que serve para conectar o eixo da roda, que recebe a tração do motor, com o pneu. Dessa forma, além de prender os componentes um no outro, também tem a função de garantir a estabilidade do veículo, bem como melhorar a dirigibilidade e dar maior segurança.

    Por isso, o tamanho do aro também faz toda a diferença. De maneira geral, o aro também está ligado aos comandos eletrônicos, caso o veículo tenha, e aos sistemas de freios (como o ABS). Assim, quanto maior o aro, menor será a altura (perfil) do pneu. E, quanto menor o perfil, mais rapidamente a peça se desgastará e perderá aderência.

    Qual a diferença entre os tamanhos?

    Tudo depende do porte do veículo — se é pequeno, médio, grande ou um carro esportivo. Para diferenciar o tamanho dos pneus, eles são identificados pelo aro. Portanto, isso está ligado ao modelo do automóvel e a outras questões, mas varia entre 12 e 24.

    Os veículos pequenos e médios geralmente utilizam pneus de aro 15, pois esse é o “padrão”. No entanto, aros 16 e 17 também são comuns em carros populares. Já os automóveis esportivos da indústria automobilística costumam utilizar aros 12, 13 e 14.

    Aqueles de porte maior, como picapes, off-road e SUVs, têm aros entre 20 e 22 polegadas, pois auxiliam para que os pneus suportem o peso do veículo e aguentem a potência. Nesse sentido, a escolha do tamanho do aro é essencial para que o carro tenha máxima eficiência.

    O que acontece em caso de incompatibilidade?

    Tentar utilizar um aro que é incompatível pode apresentar grandes perigos. Por isso, a prática de adaptar pode até funcionar, já que a borracha se adapta para que se encaixe em aros maiores. No entanto, há riscos que precisam ser considerados, pois esse tipo de ajuste pode danificar o freio do veículo — o que pode gerar acidentes graves.

    Portanto, fazer a adaptação em caso de incompatibilidade não é uma técnica recomendada. O ideal é analisar o manual do proprietário do carro para verificar qual é o tamanho do aro certo e os tipos de peças compatíveis. Então, após a troca de pneu e do aro ser realizada, o ideal é fazer alinhamento e balanceamento para garantir que tudo esteja em ordem.

    Se ainda ficarem dúvidas no momento de comprar o aro de pneu, você pode adquiri-lo online no e-commerce da Caiado Pneus. Pela loja virtual, você terá opções para filtrar o melhor item, por exemplo, pelo tamanho do aro. Dessa maneira, você comprará com mais facilidade e sem precisar sair de casa.

    Você já sabia dessas informações sobre o aro dos veículos? Deixe a sua opinião nos comentários!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe