Como usar corretamente o amortecedor de carro?

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    Você já parou pra pensar sobre a importância do amortecedor do carro? É ele que garante que os pneus mantenham o contato constante com o solo e absorve os impactos causados com esse contato.

    Neste artigo, você apenderá o que são os amortecedores e quais os tipos existentes. Também daremos algumas dicas de como cuidar dessa importante peça para o funcionamento do seu carro. Continue a leitura!

    O que é o amortecedor do carro?

    Sem essas peças essenciais, o carro voaria na pista! A falta deles causaria a perda do controle pelo motorista, levando a acidentes graves. Também faria com que o carro quebrasse devido aos constantes impactos com pedras ou buracos.

    Trabalhando com as molas, os amortecedores também promovem conforto para o motorista, fazendo com que o movimento delas pare o mais rápido possível. Isso evita que o caro fique balançando e pulando.

    Quais os tipos de amortecedores?

    Existem, atualmente, dois tipos de amortecedores: os pressurizados e os hidráulicos. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre cada um deles.

    Amortecedores hidráulicos

    Eles são equipados com óleo e ar, possuindo tubos distintos para cada um dos componentes. Esses amortecedores são simples, mas contam com alta tecnologia, o que permite ao veículo a estabilidade e o conforto necessários para uma direção tranquila. Podem ser encontrados em praticamente todos os tipos de veículos.

    Amortecedores pressurizados

    Os amortecedores pressurizados são um pouco diferentes do modelo anterior. No lugar do ar, é inserido gás nitrogênio. Eles também possuem um selo de vedação, para que, assim, sujeiras não entrem no amortecedor e nem haja vazamento de óleo.

    Esse tipo de amortecedor possui alguns benefícios, como o de evitar que se formem bolhas de ar no reservatório de óleo, o que diminui a sua carga. Essas bolhas geralmente são formadas quando o amortecedor atinge altas temperaturas.

    O nitrogênio também tem uma ação mais rápida do que o ar, pois ele pressiona constantemente o óleo. Isso não deixará espaços livres e produzirá um efeito instantâneo dos amortecedores, o que trará mais dirigibilidade e segurança para o motorista.

    Como devo cuidar dos meus amortecedores?

    Agora que você aprendeu como são os amortecedores, você conferirá algumas dicas de como prolongar a vida útil dessa peça.

    Cuidado ao passar por buracos

    Por mais que os amortecedores sejam feitos para suportar impactos, não é recomendável que você passe por buracos em alta velocidade ou costume frequentar estradas muito danificadas, pois isso afeta diretamente a vida útil do carro.

    Verifique o conjunto de suspensão

    Não atrase as revisões estipuladas pelo fabricante do seu veículo. Assim, você poderá verificar como anda o sistema de suspensão do seu carro e de outras peças igualmente importantes para o bom funcionamento do seu veículo.

    Saiba a hora certa de trocar

    Para saber quando é a hora de trocar os amortecedores, confira se o seu veículo anda trepidando mais do que o normal, além de altos ruídos que aparecem no momento em que a suspensão é acionada com mais intensidade.

    Toda peça do seu carro precisa receber o máximo de cuidado. Uma forma de conseguir isso é fazer a manutenção preventiva, obedecendo às revisões periódicas indicadas no manual. Assim, você poderá dirigir sempre com segurança e conforto. O amortecedor do carro, por mais que não receba a atenção necessária, é extremamente útil.

    Caso você tenha se interessado por esse assunto e quer saber mais sobre o momento exato em que se deve trocar os amortecedores, confira este outro post! Não espere até que seja tarde demais!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe