Coronavírus: quais os cuidados para o trabalhador do campo?

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Pela proporção global de contato que temos atualmente, o coronavírus chegou até os lugares mais distantes do mundo. A grande pandemia tem assustado as pessoas ao redor do mundo e mudou o comportamento cotidiano. Desde os relacionamentos pessoais até as relações de trabalho foram transformadas e, no campo, isso não seria diferente.

    A doença causada pelo coronavírus é a Covid-19, que provoca problemas respiratórios. Os principais sintomas são tosse seca, febre, dificuldade para respirar, perda de olfato e paladar e outros indicativos. Pelo contágio elevado, a enfermidade se espalhou rapidamente.

    Acompanhe o post para conhecer mais sobre esse vírus e entender como você pode se proteger!

    O que é o coronavírus e quais as suas causas?

    O coronavírus pertence a uma família de vírus que causam problemas respiratórios, sendo que o primeiro deles foi descoberto em 1937. No entanto, o novo agente que conhecemos só foi identificado na China, em dezembro de 2019.

    Indicativos mostram que o vírus surgiu em Wuhan, na China, a partir de pessoas que frequentaram uma feira de animais vivos. O coronavírus está presente em animais, como morcegos, e por ser transmitido pelo ar, não é preciso nem mesmo ter contato direto para que a infecção aconteça. Nesse contexto, a doença começou a se alastrar rapidamente.

    Qual a importância dos cuidados de prevenção?

    Somente após alguns meses, o contágio já havia atingido centenas de países em todo o mundo. Por ainda não existir uma vacina preventiva ou medicamentos para tratar a doença, a prevenção é a melhor maneira de não contrair o vírus. No agronegócio, apesar de muitas vezes não se ter contato direto com outras pessoas, é necessário tomar os devidos cuidados.

    As medidas de proteção são válidas na zona rural, assim como em qualquer outro lugar. Dependendo do tipo de superfície, o vírus pode ficar nas superfícies por horas e, até mesmo, dias. Portanto, pessoas, animais, equipamentos e veículos podem carregar o coronavírus e se tornar fontes de transmissão sem perceber.

    Por que seguir protocolos de segurança?

    Nesse momento, seguir todos os protocolos estabelecidos é o melhor jeito para não se contaminar e contaminar outras pessoas. Por isso, tomar todas as medidas de higiene pessoal e higienização em todas as etapas da cadeia produtiva é fundamental. Tudo deve ser muito bem limpo, dos meios de transporte à mercadoria.

    As recomendações dos órgãos de saúde são de que todos utilizem máscara, lavem as mãos e apliquem álcool em gel com frequência e mantenham pelo menos 2 metros de distância. Essas ações são essenciais para evitar a disseminação do vírus e o contágio entre as pessoas envolvidas na produção agrícola.

    Manter todos os cuidados de prevenção e adotar os protocolos de segurança é o único caminho para salvar vidas até o momento. Dessa forma, realizar a higiene pessoal e criar hábitos de limpeza, como lavar as máquinas agrícolas, higienizar equipamentos e seguir as demais normas sanitárias, é a principal recomendação para que nenhum trabalhador se contamine com o coronavírus.

    Agora que você já sabe como se proteger do coronavírus, aproveite e confira a importância de ter um calendário agrícola!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe