Cultura do milho: como acertar na colheita? Entenda aqui!

    Facebook - Coment√°rios
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    A cultura do milho conta com diversos aspectos que precisam ser bem trabalhados para que se tenha uma boa colheita. Além de ter uma terra boa e de oferecer o tratamento adequado às sementes e outros fatores, um dos destaques é o uso de equipamentos apropriados. Desde o preparo da terra até o momento de colher a safra, as máquinas têm papel fundamental para a produtividade.

    O milho √© uma das agriculturas primordiais, mas seu cultivo necessita de cuidados como qualquer outro. Portanto, para que a produ√ß√£o tenha bons resultados, existem aplica√ß√Ķes corretas para que a lavoura cres√ßa. Nesse sentido, o planejamento agr√≠cola √© primordial para o plantio.

    Dessa forma, confira ao que você deve ter atenção para ter sucesso no cultivo de milho!

    Como deve ser o planejamento agrícola?

    A principal função do planejamento é definir um calendário agrícola com todas as atividades. Ou seja, isso acontece bem antes de as sementes serem lançadas no solo. Por isso, organizar todas as etapas produtivas é essencial para uma boa rentabilidade e para o melhor aproveitamento de insumos. Assim, a organização consiste nas etapas essenciais de produção, como:

    • manejo do solo (avalia√ß√£o da irriga√ß√£o, controle de pragas e doen√ßas);
    • tipos de t√©cnicas de plantio;
    • per√≠odo de semeadura e colheita e escolha dos h√≠bridos;
    • arquitetura da planta de milho;
    • espa√ßamento de acordo com os h√≠bridos escolhidos;
    • rota√ß√£o de cultura.

    Como garantir mais produtividade na lavoura?

    Existem muitos cuidados que devem ser tomados para que a cultura do milho seja efetiva. Os tr√™s pilares que determinam a popula√ß√£o ideal s√£o: as caracter√≠sticas dos h√≠bridos escolhidos, as condi√ß√Ķes de manejo adotadas e os fatores ambientais. Essas s√£o as influ√™ncias mais b√°sicas que precisam ser levadas em conta para o plantio.

    Contudo, outros aspectos tamb√©m fazem total diferen√ßa na safra. Entre eles, podemos citar a capacita√ß√£o e a experi√™ncia dos funcion√°rios, a qualidade dos equipamentos, o solo apropriado e adubado e o manejo fitossanit√°rio ‚ÄĒ que monitora a cultura para evitar a ocorr√™ncia de doen√ßas, como ferrugens, antracnose e enfezamento do milho.

    Como escolher bons equipamentos para a colheita?

    Cada tipo de cultura agrícola exige máquinas que possam garantir maior produtividade em todas as fases de cultivo e colheita. Os equipamentos inadequados podem ser prejudiciais, por exemplo, causando a compactação do solo e afetando o plantio. Por isso, escolher o maquinário e o tipo de pneu para cada local e ação a ser tomada é fundamental. Utilizar a tecnologia no campo entrega resultados muito mais positivos.

    Desse modo, a escolha dos equipamentos deve ser feita de acordo com o tipo de cultivo. Assim, s√£o usadas m√°quinas para fazer a ara√ß√£o com grades para nivelar o solo e facilitar o manejo. A plantadeira tamb√©m deve ser ajustada para que os h√≠bridos fiquem dispostos nas posi√ß√Ķes e na profundidade adequadas.

    O trator √© outro equipamento essencial na cultura do milho. A m√°quina auxilia no manejo e em outras fun√ß√Ķes no campo. Nesse sentido, ele n√£o deve faltar nas propriedades de agricultores que querem ter uma alta produtividade. Contudo, escolha o aparelho que est√° de acordo com as suas necessidades e veja seus resultados melhorarem!

    Neste conte√ļdo, voc√™ conferiu dicas de como acertar no momento da colheita da cultura de milho. Colocando os principais pontos apresentados aqui em pr√°tica, haver√° garantia de mais efic√°cia e de alta performance na sua produ√ß√£o.

    Se você gostou do nosso post, assine a nossa newsletter e confira todas as novidades na sua caixa de e-mail!

    Facebook - Coment√°rios

    Compartilhe