Curiosidades de Presidente Prudente

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Presidente Prudente é uma cidade do interior do estado de São Paulo. Aproximadamente a 558 km da capital paulista, é considerado o 36º município mais populoso de SP e o primeiro de sua microrregião.

    Cultura

    Antigamente, a área em que está localizada a região de Prudente, era ocupada por vários índios.

    A ferrovia ajudou bastante no desenvolvimento da cidade, pois foi a principal via de circulação de pessoas e mercadorias.

    A cultura do café era a atividade econômica mais importante para a cidade, porém com o passar do tempo, com a crise do café, a troca pelo algodão foi inevitável. O algodão trouxe à região empresas estrangeiras que se instalaram em Presidente Prudente e em outras cidades do oeste paulista.

    Gastronomia

    A cidade não tem especificamente um prato típico, porém destaca-se o churrasco como comida mais típica e de grande procura, por conta da pecuária e da consequente abundância de carne bovina.

    Características Geográficas

    O município está localizado junto à bacia hidrográfica do Rio Paraná. O solo apresenta características agrícolas, tornando-o apto a diversas culturas.

    O clima predominante de Prudente é o tropical chuvoso, com menos chuvas no inverno. Durante essa estação, o clima é mais seco e frio, com ocorrências de geadas leves em alguns dias. Já no verão, o tempo fica mais chuvoso e com temperaturas altas. Em fevereiro, que é o mês mais quente na cidade, possui temperatura média de 25,3 ºC, porém nos últimos anos os dias têm sido cada vez mais quentes.

    Dicas para Turismo

    Presidente Prudente tem opções de lazer e turismo para todo o tipo de público. Há eventos, como: o Festival Nacional de Teatro (FENTEPP), o Sushi Fest, o Salão do Livro, a Festa das Nações e a Expo-Prudente, fazendo com que a cidade seja também pólo cultural da região.

    Há também o Centro Cultural Matarazzo, que possui um complexo envolvendo a Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César, Escola Municipal de Artes Prfª Jupyra Cunha Marcondes, Escola Municipal de Artes, Teatro Paulo Roberto Lisboa, Auditório Sebastião Jorge Chammé, Cinema Condessa Filomena Matarazzo, Boulevard Os Sombras e Os Temperamentais, Boulevard Praça dos Seresteiros de Presidente Prudente, Praça Coreto Francisco Artoni, coreto, salas multiuso para oficinas e ensaios, galerias e ateliê.

    A cidade ainda possui o famoso Parque do Povo, a Cidade da Criança, que tem 70 hectares de área verde com infraestrutura, possuindo atrativos, como: teleférico, trilha ecológica, zoológico, parque infantil, kartódromo, planetário, observatório astronômico, parque aquático, Associação dos Pescadores, Escola Livre do Meio Ambiente e dois lagos.

    Além disso, Presidente Prudente conta ainda com o Teatro Municipal Procópio Ferreira, com dois espaços para aeromodelismo, treze clubes sociais, além do Estádio Municipal Eduardo José Farah (com a maior capacidade do interior do Brasil – 65 mil pessoas) e a arena coberta do Rancho Quarto de Milha (a maior arena coberta da América Latina).

    Já conhece Presidente Prudente? Conta pra gente o que achou dessa linda cidade! Mas se você não foi ainda, não deixe de conhecê-la! 😉

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *