Curiosidades do Estado de São Paulo

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    Conhecido por ser um estado que acolhe todas as pessoas (mais de 70 nacionalidades vivem em SP), é o mais populoso da Federação, com 42 milhões de habitantes. Também é um dos estados com maior número de municípios: no total, 645.

    Sua capital, São Paulo também, é considerada a sexta cidade mais populosa do mundo, com mais de 11 milhões de habitantes e a quarta maior do mundo.

    Cultura Paulista

    São Paulo possui uma cultura bastante diversificada em relação aos outros estados do Brasil. É uma das mais ricas dentre eles.

    O Estado apresentado o maior percentual de descendentes de italianos, árabes, japoneses e chineses do país.

    SP tem uma importância na cultura brasileira, com destaque para a história do país. Por isso, uma boa parte dos acontecimentos nacionais estão guardados e expostos em vários museus. Dentre os principais, estão: Museu do Ipiranga, onde foi proclamada a independência do Brasil; Museu da Língua Portuguesa, o primeiro museu do mundo dedicado a um idioma; MASP, um dos principais do continente e de todo o Hemisfério Sul, todos localizados na capital. Em Santos, destacam-se, por exemplo: Museu do Café Brasileiro e Museu do Porto. Em Campinas, que é a maior cidade do interior, também conta com importantes museus, como: Museu de Arte Contemporânea de Campinas e Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Em Sorocaba, o destaque é para o Museu Histórico Sorocabano, Museu Ferroviário de Sorocaba, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, entre outros. Além desses, há muitos outros localizados na capital paulista e em outras regiões do Estado.

    Gastronomia Paulista

    A gastronomia paulista é influenciada por culturas variadas, tais como: dos portugueses, franceses, africanos, italianos, japoneses, alemães.

    Agrega fatores diferenciados entre a capital, litoral e o interior. A culinária praiana, por exemplo, explora de elementos da cultura portuguesa (bolinhos e ensopados). No interior, é encontrada a tradição “caipira”, evidente nos costumes afro-indígenas com mistura de hábitos portugueses e à culinária dos tropeiros (mandioca frita, arroz carreteiro e feijão gordo).

    Em Barretos, é bem predominante a culinária dos tropeiros em uma das maiores festas de peões boiadeiros do Brasil. Em Campos do Jordão, cidade turística do interior de SP, também é referência gastronômica no Estado e é onde o “fondue” é uma preferência.

    Características Geográficas

    A Mata Atlântica é uma das vegetações mais ameaçadas do mundo. Sua maior parte está concentrada na Região Sudeste, especialmente em São Paulo.

    A Pedra da Mina também é uma referência no Estado. Localizada na Serra da Mantiqueira, é a quarta montanha mais alta do Brasil.

    Em relação aos rios, os principais são: Tietê, Paraná, Paranapanema, Grande, Turvo, Piracicaba, do Peixe, Paraíba do Sul, Pardo e Mogi-Guaçu.

    Sobre o clima, predomina-se o subtropical no Planalto Paulista, tropical no norte do Estado e na região do Vale do Ribeira, tropical atlântico no litoral, e os demais tipos climáticos de SP, são correspondidos pelo clima tropical de altitude.

    Dicas para Turismo

    São Paulo é um estado com muitas surpresas e opções diferenciadas aos visitantes. Da grande capital às praias, montanhas, rios e florestas preservadas, o que não faltam são opções e atrações turísticas.

    Belas praias, montanhas, cidades históricas e belíssimas cachoeiras são exemplos do que pode ser encontrado sem precisar ir muito longe da capital, como Cananéia, que é localizada no extremo sul de São Paulo e possui várias atividades relacionadas ao ecoturismo; Brotas, que está localizada a 242 km da capital, é considerada a cidade mais “radical” do Estado, sendo bastante conhecida pelo turismo de aventura; para você que gostar de cidades históricas, não pode deixar de conhecer a charmosa São Luís do Paraitinga. Possui uma arquitetura colonial bastante preservada e um de seus principais atrativos é o famoso Carnaval de Marchinhas; o elevado número de deslumbrantes cachoeiras também atrai muitos turistas para o município. Se você curte praia, Ilhabela é o lugar certo para visitar, pois é um dos pontos mais bonitos do litoral brasileiro. É conhecida pela prática de esportes náuticos.

    No interior paulista também há outras opções de cidades para visitar, como: Andradina, Araçatuba, Dracena, Jales, Marília, Presidente Prudente, Tupã, entre outras.

    Já visitou São Paulo? Se ainda não, aproveite para conhecer esse estado encantador!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *