Fique por dentro de 4 vantagens do pneu recauchutado

    Powered by Rock Convert
    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe
    Powered by Rock Convert

    De fato, os pneus são itens cruciais em um caminhão, sendo os únicos componentes a estabelecerem contato com o solo. Dessa forma, suas condições, sejam boas ou ruins, interferem diretamente no conforto, estabilidade e dirigibilidade do caminhão. Entre as opções ao momento da substituição, existe uma que se destaca: o pneu recauchutado!

    No entanto, nem todos os motoristas conhecem essa alternativa e suas vantagens. Foi por essa razão que elaboramos este artigo, reunindo a definição, os diferenciais e demais curiosidades relacionadas a esses pneus. Interessado em aprender mais sobre o tema? Então, acompanhe!

    O que é um pneu recauchutado?

    De maneira breve e bem-humorada, podemos dizer que um pneu recauchutado é aquele que passou por uma reforma. Sim, caro leitor. Afinal de contas, a recauchutagem é um processo de restauração da borracha dos pneus em que o componente passa por vários procedimentos de reparo, revestimento e modelação para adquirir as especificações que tinha quando novo.

    Basicamente, aproveita-se a carcaça do pneu velho como uma moldura estrutural, em que serão aplicadas novas camadas de borracha, atingindo um estágio em que os pneus se tornam aptos às estradas novamente, sem apresentar nenhum risco à segurança do condutor.

    Quais são as principais vantagens?

    Em um primeiro momento, entendemos que muitos consumidores fiquem ressabiados com a ideia de instalar esse item de “segunda mão” em seu caminhão, temendo a perda da estabilidade e, por consequência, da segurança nas estradas. Contudo, asseguramos um ponto: os pneus recauchutados são alternativas seguras e com inúmeros diferenciais positivos.

    Na realidade, a única preocupação deverá ser com o local adequado para a aquisição desses componentes, garantindo a procedência do produto. Entretanto, esse é um ponto que abordaremos depois, com a devida atenção e espaço.

    Agora, confira as principais vantagens dos pneus recauchutados.

    1. É ambientalmente amigável

    Esse pode ser um diferencial importante para uns e dispensável para outros, mas uma coisa é certa: todo mundo ganha — acreditando ou não. Isso acontece porque o processo de recauchutagem é também um método de reciclagem, contribuindo na reutilização da borracha de pneus que seriam dispensados no meio ambiente, prejudicando o funcionamento do ecossistema.

    Então, os recauchutados são alternativas “verdes” apenas por desviarem a borracha da rota da poluição que, outrora, seria dispensada na natureza. Para além disso, esses produtos também colaboram na redução do desperdício, freando o consumo exagerado e suas consequências. 

    Basta considerar o excedente ainda maior de pneus dispensados todos os anos, que não teriam uma utilidade definida caso a recauchutagem não existisse.

    2. É econômico

    Essa é a vantagem mais contundente a esse produto, já que se trata de uma opção muito mais acessível que os modelos novos. Vale observar que mesmo na compra de conjuntos em excelente estado de conservação, você perceberá um valor bem inferior do que aquele praticado em pneus zero.

    Inclusive, o fato de eles serem mais baratos deve ser visto como um incentivo para os proprietários que estão com um orçamento apertado. Entenda que é muito importante que você troque de pneus quando necessário, evitando se expor aos riscos de se envolver em acidente e evitar imprevistos desnecessários.

    Então, caso as finanças estejam contadas, não tenha medo e aposte nos recauchutados, pois eles sempre apresentarão as melhores condições de rodagem do que os pneus velhos, com sulcos sem profundidade e desgaste desigual.

    3. Tem bom custo-benefício

    Apesar de ser uma vantagem correlacionada à economia, entendemos que ela merece um tópico exclusivo. Ainda considerando o preço dos recauchutados, percebe-se que eles entregam mais por menos. Por que dizemos isso?

    Bem, considere que a diferença residual, que sobraria na compra de um conjunto novo, poderá ser utilizada em procedimentos fundamentais ao veículo depois de uma troca de pneus, como o alinhamento e o balanceamento. Ambos serviços contribuem para a vida útil do conjunto, melhorando a estabilidade, reduzindo a trepidação e combatendo o desgaste desigual.

    4. Tem boa durabilidade

    Adquirindo pneus recauchutados em fornecedores competentes será uma garantia inicial para um conjunto que apresente uma boa durabilidade. Evidentemente, eles se desgastam mais rápidos que os modelos novos, mas, caso bem cuidados, com os procedimentos acima sendo realizados periodicamente, poderão alcançar uma durabilidade superior aos 40 mil quilômetros.

    O que devo considerar ao escolher um pneu recauchutado?

    Apesar de todas as qualidades, esses pneus têm alguns diferenciais inferiores aos modelos novos. Não podemos dizer que são necessariamente negativos, justo pelo valor reduzido ao momento da compra. Sendo assim, são características justificáveis. Veja mais logo abaixo.

    O histórico de utilização do conjunto

    Basicamente, imagine que os pneus pudessem contar por onde estiveram. Apesar da metáfora divertida, isso pode ser uma verdade ao comprar recauchutados de baixa qualidade que simplesmente receberam uma camada de “maquiagem” para ocultar os danos superficiais.

    A possibilidade de desgaste desigual

    O simples fato de o proprietário anterior ser negligente com rodízios poderá prejudicar a sua utilização. Esse é um procedimento aplicável sempre ao observar um desgaste desarmônico entre os pneus. Com o reposicionamento deles, a deterioração será equilibrada, prolongando a vida útil do conjunto.

    Qual é a importância de um bom fornecedor?

    Agora, chega o momento para o ponto mais crucial em todo o tema. Embora os pneus recauchutados colecionem vantagens, eles nunca serão novos. Dessa maneira, a sua aquisição sempre deverá ocorrer junto a um fornecedor confiável e com boa reputação nesse segmento, garantindo que todo o processo seguiu os parâmetros de qualidades necessários à sua segurança.

    Caso contrário, você comprará componentes inadequados às condições de rodagem. O processo de recauchutagem, quando mal executado, resulta em pneus que não atendem aos requisitos mínimos de estresse e temperatura, apresentando curta durabilidade, em que ao fim: o barato sairá caro.

    Como você pôde perceber, nós tratamos pneus como coisa séria. Afinal de contas, assim que há de ser: comprometimento total com a segurança das vidas nas estradas deveria ser o lema de todas as empresas no segmento, sem exceções.

    Nosso serviço de recapagem segue os padrões de qualidade e excelência da Goodyear. Agora que você conhece os diferenciais do pneu recauchutado, entre em contato com a nossa equipe e agende um atendimento de excelência para o seu caminhão!

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe