Quais as vantagens da manutenção preventiva? Entenda!

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    A manutenção preventiva é essencial para que os equipamentos funcionem da maneira correta. Dessa forma, trata-se da utilização de técnicas para verificar como a máquina está, reparando peças e ajudando na prevenção de possíveis falhas ou danos.

    Esse tipo de serviço é fundamental para evitar as manutenções corretivas, que têm o intuito de corrigir problemas. Quando a preventiva é feita periodicamente, a vida útil do equipamento é prolongada. Desse modo, os ajustes programados apresentam uma série de benefícios, aumentando a produtividade e garantindo mais aproveitamento dos recursos.

    Por isso, veja como a manutenção preventiva é vantajosa quando realizada de forma regular e por profissionais capacitados. Boa leitura!

    Prevenção de falhas

    A falta de manutenção é um dos principais fatores que fazem com que erros e falhas aconteçam durante os serviços. Isso é extremamente prejudicial para a cadeia produtiva, uma vez que, quando um equipamento para, todos os outros processos também são atrasados. A manutenção preventiva pode contribuir ativamente para a redução na quebra das máquinas.

    Além disso, o envelhecimento do maquinário é retardado, pois são tomados todos os cuidados necessários para manter o bom funcionamento. Assim, a depreciação é amenizada e os equipamentos mantêm o seu valor por mais tempo.

    Redução de custos

    Quando uma máquina para ou começa a ter falhas, há uma demanda alta de recursos e de tempo para a resolução do problema, principalmente se houver a necessidade de manutenção corretiva. A perda na produção também deve ser considerada nesse contexto, já que a interrupção acarreta a perda da lucratividade da empresa.

    Portanto, quando a manutenção preventiva é periódica, as chances de problemas posteriores são reduzidas drasticamente, assim como os custos das operações. As inspeções para realizar a substituição de itens mais desgastados, a troca de óleo e outros cuidados aumentarão a eficiência do maquinário.

    Maior segurança para os profissionais

    A manutenção preventiva dos equipamentos é uma ação importante para garantir a segurança e a saúde das equipes, além de reduzir custos com afastamentos e acidentes de trabalho. Isso porque quando os equipamentos funcionam de acordo com as especificações do fabricante, a segurança já foi testada previamente e aprovada por órgãos reguladores.

    Dessa forma, os funcionários conseguem operar os equipamentos sem correr riscos, pois a manutenção preventiva contribui para haver mais segurança. Portanto, quando os problemas são resolvidos antes mesmo de surgirem, os profissionais podem trabalhar com mais tranquilidade.

    Aumento da durabilidade dos equipamentos

    Priorizar a manutenção dos equipamentos é o ideal para que eles possam oferecer a maior capacidade de produtividade, por consequência, passando mais tempo em pleno funcionamento. Um equipamento que não apresenta falhas durante o momento da atividade evita acidentes e tem a sua vida útil otimizada.

    Como percebemos, a manutenção preventiva é a medida mais adequada para que o equipamento trabalhe de forma potencializada em suas diversas atividades. Deixar essa manutenção sob responsabilidade de um técnico traz a certeza de um serviço eficiente, preventivo e duradouro, aumentando, ainda, o tempo de existência da máquina. Por fim, um equipamento que tem manutenção permanente passa mais tempo no campo de trabalho e gera produtividade.

    Observou como é importante cuidar bem dos equipamentos para aumentar a produção do seu negócio? Então, assine a nossa newsletter para receber mais artigos que possam ajudá-lo no dia a dia!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe