O desenvolvimento da soja no Brasil

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Para entender o desenvolvimento da soja no Brasil, é importante conhecer o aspecto histórico desse grão que surgiu na China Antiga, tentou chegar à Europa, mas teve sucesso no Brasil e Estados Unidos.

    A Soja no mundo

    É de conhecimento geral que a soja é um dos grãos mais cultivados no Brasil e no mundo. O cultivo da soja foi iniciado na China Antiga. Segundo o Embrapa, as primeiras citações aparecem no período entre 2.883 e 2.838 AC e era considerada um grão sagrado.

    A produção de soja foi exclusividade da China e outros países asiáticos por muitos anos, até despertar interesse de países europeus, como Rússia e Inglaterra – mas era necessário um clima com condições favoráveis, então entra o Brasil na jogada!

    A Soja no Brasil

    No Brasil, a cultura foi iniciada no final do Século XIX no estado da Bahia. No começo do Século XX, o plantio foi se espalhando em outros estados, com destaque a São Paulo e Rio Grande do Sul. Mas somente em 1941, a produção de soja no Brasil passou a ter destaque.

    Na década de 60, o Brasil iniciava uma produção em grande escala de suínos e aves, gerando grande demanda. A produção em massa da soja foi uma saída viável para suprir o mercado interno e logo o país se tornou um grande exportador do grão.

    O diferencial da soja brasileira

    A soja brasileira é diferenciada, comparada com outros mercados concorrentes, como dos Estados Unidos. O índice de proteína da soja nacional chega a 37%, enquanto o grão estadunidense tem 34,7%. 

    O Brasil é o maior exportador de soja do mundo. A previsão de colheita da safra de 2020/2021 é de 131 milhões de toneladas – um novo recorde.

    Maquinários de ponta para produção

    Para alcançar números tão animadores é essencial que os agricultores invistam em maquinários agrícolas de primeira, para aumentar a produção e reduzir a perda. 

    Além do maquinário, os pneus têm importância essencial. A linha Titan da Goodyear traz os melhores pneus de tratores e maquinários agrícolas. A linha Optitrac e o lançamento RTF- Radial Traction Field são pneus com 25% mais duração que os concorrentes da mesma categoria.

    Você encontra esses pneus na unidade Caiado mais próxima! 

    Facebook - Comentários

    Compartilhe