Operação de máquinas agrícolas: quais os cuidados necessários?

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Ainda que a operação de máquinas agrícolas traga mais produtividade para as atividades da sua propriedade, o uso e a manutenção dessas ferramentas demanda uma série de cuidados. Por isso, é preciso estar atento tanto com a preservação da máquina quanto com a segurança de quem a manuseia.

    No artigo de hoje, vamos mostrar as principais precauções que você deve ter com suas máquinas agrícolas. Acompanhe!

    Equipamentos de segurança e proteção

    A operação de máquinas agrícolas requer o uso de EPI’s, ou Equipamentos de Proteção Individual. Eles protegem o operador de perigos como queimaduras, inalação de gases tóxicos ou defensivos químicos, exposição a ruídos muito altos e até animais peçonhentos.

    Sendo assim, o uso dos seguintes acessórios é sempre recomendado, em especial quando as condições do ambiente representarem algum risco para a saúde:

    • botas;
    • perneiras;
    • protetor solar;
    • máscara;
    • óculos escuros;
    • protetor auricular;
    • chapéu;
    • luvas.

    Além disso, é importante garantir que o trator tenha uma estrutura de proteção contra capotamento e que o operador utilize o cinto de segurança. Assim, previne-se acidentes de esmagamento, caso a máquina tombe.

    Operação das máquinas

    Certifique-se de que os trabalhadores receberam treinamento adequado e que são habilitados para os serviços com as máquinas. Eles também devem conhecer bem os comandos e controles do equipamento, as operações agrícolas que vão executar e o terreno em que trabalharão antes de começar as atividades.

    Outras instruções para a operação segura são:

    • a função do trator não é transportar pessoas, então não transporte mais passageiros além do próprio operador;
    • quando for descer ladeiras, jamais desça em ponto morto ou mantenha a embreagem apertada — use os freios do trator ou o freio motor;
    • ao parar o trator, desligue o motor e acione o freio de estacionamento antes de qualquer ação.

    Limpeza das máquinas

    Para economizar combustível e preservar as capacidades da máquina, é essencial fazer a sua limpeza correta com frequência.

    O mais recomendado é começar a limpeza do veículo com ar comprimido. Inicie pelas áreas mais acessíveis do compartimento do motor e depois limpe as áreas ao redor. Não se esqueça de manter os degraus e a plataforma do operador desobstruídos.

    A lavagem com água pode ser necessária, ainda mais quando a máquina estiver muito suja.

    Manutenção das máquinas

    A manutenção preventiva de veículos agrícolas garante que eles tenham uma vida mais longa. Por isso, verifique sempre o momento certo para fazer ajustes ou checar o correto funcionamento dos equipamentos conforme as horas de uso.

    Cheque os componentes do motor diariamente, tomando cuidado para não efetuar operações de manutenção quando ele estiver ligado ou ainda estiver quente. Tenha atenção também às indicações no painel da máquina e tente perceber sinais estranhos, como cheiro, vibrações ou ruídos incomuns.

    E use pneus agrícolas de qualidade, conferindo sempre a sua pressão e realizando a calibragem adequada.

    Ao seguir essas orientações, ao mesmo tempo em que você prezará pela saúde e pela integridade física de quem trabalha com você, sua atividade agrícola será mais produtiva e resultará em produtos de melhor qualidade.

    E então, você tem tomado esses cuidados com a operação de máquinas agrícolas na sua propriedade? Tem outras medidas de segurança e manutenção que gostaria de compartilhar conosco? Deixe abaixo o seu comentário!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *