Quando trocar o pneu do caminhão? Saiba aqui!

    Powered by Rock Convert
    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe
    Powered by Rock Convert

    Trabalhar com veículos pesados exige uma série de cuidados. Afinal, esses meios de transporte são pesados e costumam levar um grande volume de carga e, por isso, eles precisam estar com a manutenção em dia para que todas as peças estejam em boas condições. Nesse contexto, uma dúvida comum que surge é sobre quando trocar o pneu do caminhão.

    A verdade é que, como outras partes do veículo, os pneus começam a dar sinais de que precisam ser trocados. E não apenas quando eles estão “carecas”, já que há outros indícios de que o item não está mais em condições de uso. A troca é fundamental para evitar acidentes e para não oferecer outros riscos ao motorista e a outras pessoas.

    Portanto, veja dicas de como conferir o estado de conservação dos pneus para identificar quando é o momento certo para efetuar a troca. Boa leitura!

    Desgaste

    Esse é um dos sinais mais comuns que são observados para saber quando trocar o pneu do caminhão. Além disso, é realmente o mais comum e mais fácil de perceber, mas que também representa grande risco. O desgaste é gradual e precisa ser acompanhado de perto para saber a hora certa de trocar o pneu.

    Nesse sentido, verificar a integridade com frequência e analisar os terrenos pelos quais o caminhão roda, bem como a qualidade da manutenção e outros fatores, ajuda a saber quando os pneus devem ser substituídos por novos. Assim, observe os sulcos do item e se eles estiverem muito reduzidos, devem ser trocados o quanto antes.

    Se o desgaste está ocorrendo em apenas uma das laterais, isso indica que a roda está desalinhada ou desbalanceada. Mas se o problema está presente nos dois lados, isso significa que os pneus estão muito inflados. Contudo, outros fatores causadores do desgaste podem ser: folgas na suspensão, direção desalinhada, peças desgastadas e até sobrecarga no veículo.

    Envelhecimento

    Às vezes, é difícil definir a vida útil do pneu, como um limite de quilometragem, por exemplo. Isso acontece porque existem muitos aspectos envolvidos, como os terrenos pelos quais o caminhão transita, a manutenção do veículo e outros pontos. Portanto, cada caso é único e precisa ser acompanhado de perto.

    Dessa forma, os sinais de envelhecimento podem surgir a qualquer momento, e é importante que seja realizada uma inspeção ao menos uma vez por ano. Segundo os fabricantes, os pneus têm a validade de 5 anos a partir da data de fabricação. Assim, ao perceber rachaduras, bolhas ou ressacamentos, é preciso fazer a troca imediatamente.

    Danos

    Os pneus de caminhão têm alta resistência e durabilidade. Sendo assim, quando surgirem os sinais de danos, como furos visíveis, danos na borracha e outras condições, é porque chegou o momento de trocá-los. No entanto, se o item ainda estiver com uma boa estrutura e se for novo, ao notar as perfurações, é possível levá-lo a um especialista para avaliar se pode haver um reparo pontual.

    Os furos são ocasionados por objetos que perfuram a borracha e podem atingir a carcaça e, portanto, o conserto evitará a entrada de água e até mesmo a contaminação ou oxidação da lona. Entretanto, caso o reparo não seja bem realizado, pode acontecer a separação de componentes, o que exigirá a troca do pneu.

    Para saber quando trocar o pneu do caminhão, é preciso observar esses e outros indicadores. Cada veículo é utilizado de uma forma e, por isso, os motivos podem variar. No entanto, ao chegar o momento de fazer a troca, conte com a Caiado Pneus para ajudar nessa questão!

    Se você está precisando de auxílio e ainda está com dúvidas sobre a troca de pneus, entre em contato com a gente que ajudaremos nessa questão!

    Facebook - Comentários

    Powered by Rock Convert
    Compartilhe