Como reduzir custos logísticos em seu negócio? Entenda!

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_2 span,#wpdevar_comment_2 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Reduzir custos logísticos é o grande desejo das empresas, pois esses processos costumam consumir uma boa parcela do orçamento. No entanto, é necessário buscar soluções que possam diminuir os gastos sem comprometer a qualidade dos serviços. Nesse sentido, há alternativas que auxiliam nas operações e têm as despesas reduzidas.

    Uma produção mais enxuta será capaz de aumentar a lucratividade sem afetar a qualidade. Porém, isso deve ser feito com base em um planejamento estratégico que deve ser realizado de acordo com as características do seu negócio. Desse modo, toda a cadeia produtiva pode ser otimizada com custos menores.

    Portanto, confira como é possível reduzir custos logísticos sem comprometer os processos de entrega.

    Conheça os principais custos logísticos

    Você sabe quais são os principais custos que seu negócio tem com a logística? Sem saber com exatidão para onde seu dinheiro vai, fica difícil definir uma estratégia para redução de gastos. Portanto, identificar quanto é gasto com cada categoria ajuda a buscar meios para diminuir os valores, comparando o orçamento disponível e os custos.

    Esses gastos podem ser fixos ou variáveis, e isso também deve ser levado em consideração. As principais despesas com a logística consistem em:

    • estocagem;
    • armazenagem;
    • embalagens;
    • manutenção de inventário;
    • transporte;
    • movimentação de cargas;
    • planejamento operacional;
    • custos com pessoal.

    Utilize a tecnologia como aliada

    A tecnologia já é usada nos mais diversos setores. Nesse contexto global e tecnológico, o campo também já conta com muitas ferramentas que auxiliam na rotina logística. Os processos automatizados são formas eficazes de diminuir os gastos, além de apresentarem outros benefícios, como maior precisão e agilidade.

    Com softwares, ferramentas e equipamentos inteligentes, as tarefas são executadas de forma contínua, com menos chances de erros e falhas e tudo é feito de forma padronizada. Todos esses aspectos são fundamentais para garantir a qualidade da produção com custos menores.

    Racionalize a rotina de entrega

    Ainda levando em conta a tecnologia, é possível traçar rotas específicas para encontrar percursos ágeis para as entregas. Desse modo, os caminhos mais eficientes são elaborados ao estudar onde estão os pontos de distribuição e entrega, o volume das cargas, quanto de combustível será gasto e outros detalhes.

    Ao considerar todos os fatores com base em uma estratégia de logística otimizada, os custos com as operações podem ser reduzidos. Considerando as variáveis que ocorrem no campo, como a safra, há a possibilidade de encontrar meios de transformar os processos com métodos mais baratos.

    Conte com produtos de qualidade

    Trabalhar com máquinas boas, que recebem manutenções periódicas e que são equipadas com itens de qualidade, como pneus adequados para cada tipo de atividade e solo, é essencial para gastar menos com esses recursos. Afinal, um equipamento bem ajustado tem a vida útil mais longa, o que evita despesas extras.

    Nesse sentido, é mais interessante investir em produtos que tenham alta qualidade, pois eles durarão muito mais e terão melhor custo-benefício. Desse modo, toda a cadeia é beneficiada e a gestão consegue perceber as vantagens a médio e longo prazo.

    Percebeu como é possível reduzir custos logísticos com as soluções apresentadas acima? Agora, basta colocá-las em prática conforme as necessidades do seu negócio, personalizando as etapas para que sejam mais efetivas. Assim, você notará que as mudanças ajudarão na diminuição de gastos!

    Se você quer reduzir os custos das operações, que tal utilizar pneus de alta qualidade? Entre em contato com a Caiado Pneus e conheça os nossos produtos!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe