Saiba como interpretar as luzes do painel do seu carro

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    Sumário

    É muito comum encontrar motoristas que não conhecem ou não sabem decifrar cada uma das luzes do painel do carro. Isso faz com que muitas pessoas não saibam como lidar com certas situações ou resolver problemas do veículo.

    As luzes do painel do carro foram desenvolvidas com intuito de fazer com que a máquina se comunique com o motorista, permitindo que o condutor saiba e acompanhe alterações no veículo, além de ser alertado sobre problemas e quando algum recurso do carro está sendo utilizado ou não.

    Por isso, é de extrema importância que o motorista conheça e entenda cada uma delas. Para evitar problemas ao conduzir, confira a seguir e veja como interpretar as luzes do painel do seu veículo!

    Cores das luzes do painel do carro

    As luzes indicadoras do painel possuem diferentes cores. Cada uma delas possui o seguinte significado e grau de importância:

    • luzes vermelhas: indicam perigo e alerta, representando que o carro não está funcionando corretamente, sendo necessário pará-lo imediatamente;
    • luzes laranjas: também indicam perigo e alerta, mas é possível conduzir o carro até um local próximo para verificação do problema;
    • luzes amarelas: significam advertência, portanto, deve-se procurar um mecânico de confiança para inspeção do veículo;
    • luzes azuis e verdes: luzes de indicação do veículo.

    Luz de pressão de óleo do motor

    A luz vermelha de indicação de óleo é uma das mais perigosas do veículo. Se ela permanecer acesa após a ignição do carro, é muito importante que o motorista dirija para o mecânico mais próximo. A luz de pressão de óleo indica a falta de lubrificante no motor ou a existência de algum problema no sistema de lubrificação.

    Luz de bateria

    A luz vermelha com o indicativo da bateria do veículo deve desligar pouco depois do motorista dar a partida. Se ela permanecer acesa com o carro funcionamento é sinal que existe alguma falha, como por exemplo: falha no alternador, bateria com pouca carga ou não sendo carregada devidamente.

    Luz indicativa do feio de mão

    A luz vermelha com o símbolo de exclamação representa o freio de mão do veículo. Só deve permanecer acesa se ele estiver acionado. Caso contrário, pode existir algum vazamento de fluido.

    Luz de airbag

    Todas as vezes em que se dá partida em um veículo, a luz de airbag acende e, alguns segundos depois, ela é desligada. Caso permaneça acesa, é sinal de que existe algum problema ou falha nesses itens de segurança. Nessas situações é aconselhado buscar um mecânico o quanto antes, visto que o airbag é um dos principais itens de segurança do veículo.

    Luz de injeção eletrônica

    A luz amarela indica problemas na injeção eletrônica do veículo. Caso ela permaneça acesa deve-se procurar um mecânico rapidamente para evitar que um problema mais sério aconteça ou até mesmo que o carro não ligue.

    Luz de combustível

    Essa é provavelmente a mais conhecida. A luz amarela com a representação da bomba de combustível mostra que o tanque está na reserva e deve ser abastecido.

    Agora que já sabe interpretar as luzes do painel do carro, curta a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para ficar por dentro das melhores dicas para você e para o seu carro!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe

    Uma resposta

    O que achou do artigo? Deixe um Comentário

    Seu email não será divulgado.
    São campos obrigatórios *