Você sabe quais são as categorias de CNH? Conheça 5 tipos!

    De acordo com a legislação brasileira de trânsito, há cinco modalidades de carteira nacional de habilitação. Será que você conhece todas as categorias de CNH? Cada uma delas indica quais veículos o condutor está apto a dirigir e quais está impedido. Por isso é tão importante saber essa informação.

    Facebook - Comentários
    #wpdevar_comment_1 span,#wpdevar_comment_1 iframe{width:100% !important;}

    Compartilhe

    De acordo com a legislação brasileira de trânsito, há cinco modalidades de carteira nacional de habilitação. Será que você conhece todas as categorias de CNH? Cada uma delas indica quais veículos o condutor está apto a dirigir e quais está impedido. Por isso é tão importante saber essa informação.

    Afinal, caso você dirija um veículo que não seja correspondente à categoria, poderá ser multado. Então, preparamos este post para que você conheça todas elas, suas particularidades e o que é necessário para o processo de mudança de modalidade. Acompanhe!

    1. Carteira de motorista tipo A

    Esse é o primeiro tipo de carteira de motorista. Com ela, é possível guiar veículos motorizados que tenham duas ou três rodas, com ou sem carro lateral para carga ou passageiro, como motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos.

    Para isso, basta que você execute o processo de obtenção da primeira habilitação, que envolve exame médico e psicológico, aulas, prova teórica e prática. Contudo, não é necessário ter experiência em outras categorias.

    2. Carteira de motorista tipo B

    Essa é a mais comum das categorias de CNH e refere-se aos carros de passeio. Ou seja, veículos com quatro rodas ou mais, cujo peso bruto seja equivalente até 3500 kg e com lotação máxima de oito passageiros — sem contar o motorista.

    São exemplos de veículos que podem ser conduzidos por condutores com CNH tipo B os automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes, reboques e semirreboques. Nessa categoria, ainda pode-se incluir os trailers (motor-homes) que não ultrapassem 6000 kg e oito passageiros.

    3. Carteira de motorista tipo C

    Quem tem CNH de categoria C está apto a guiar veículos de transporte de carga cujo peso esteja acima de 3500 kg, a exemplo de caminhões, tratores de esteira, tratores mistos e veículos com destinação agrícola. Desse modo, não há limite de peso bruto do veículo. Contudo, a carga não pode ser acima de 6000 kg.

    A lotação permanece a de no máximo oito pessoas, excluindo-se o motorista. Para obter uma carteira tipo C é preciso ter experiência de um ano com a tipo B, além de não poder ser reincidente em infrações médias.

    4. Carteira de motorista tipo D

    Com essa categoria de carteira de habilitação é possível conduzir veículos de transporte de passageiros como ônibus, micro-ônibus e vans, não havendo limite de lotação. Quem tem habilitação do tipo D pode dirigir também os veículos autorizados pelas categorias B e C.

    Mas é preciso ter acima de 21 anos e experiência de pelo menos dois anos na categoria B ou de um ano na C. Ainda, não pode ter cometido infração grave, gravíssima ou mais de uma infração média no último ano.

    5. Carteira de motorista tipo E

    Essa é a última das categorias de CNH e trata da condução de veículos de combinação. Isto é, veículos que utilizam duas unidades. Dessa maneira, a primeira deve estar enquadrada nas categorias B, C ou D, enquanto que para a unidade acoplada não há limite de peso bruto total e passageiros.

    Para conseguir esse tipo de habilitação, é preciso ter mais de 21 anos, ter experiência de, pelo menos, um ano nas categorias C ou D, não ter cometido infração grave, gravíssima ou ter cometido mais de uma infração média no último ano. Além disso, é preciso ser aprovado em curso especializado de treinamento de prática veicular e em situação de risco.

    Enfim, a carteira de habilitação é um documento essencial para os motoristas. Por esse motivo é preciso que eles conheçam bem as categorias de CNH para habilitarem-se de acordo com o veículo a ser guiado.

    Vale lembrar que o condutor que dirigir veículo não autorizado pela categoria será penalizado com multa gravíssima, apreensão do veículo e recolhimento da CNH. Portanto, fique atento à modalidade escolhida, seja para lazer ou para uso profissional.

    Aproveite a visita no blog e leia também nosso artigo sobre como funciona e como tirar a CNH Digital. Assim, você entenderá sua importância e vantagens!

    Facebook - Comentários

    Compartilhe